sábado, 17 de setembro de 2016

Valeri Liukin, novo Coordenador da seleção feminina dos EUA

 

 “Eu não acho que devemos mudar muitas coisas, o sistema tem provado que está funcionando” Valeri Liukin

A nomeação de Liukin foi anunciado nesta  sexta-feira pelo USA Gymnastics. Ele se reportará a Rhonda Faehn, EUA Ginástica vice-presidente sênior do programa das mulheres. 

Liukin sucede Martha Karolyi, que ocupava o cargo desde 2001. Durante seus 15 anos no comando, o programa das mulheres norte-americanas floresceu em uma força dominante. Os resultados dos Jogos Olímpicos Rio 2016 são a prova: nove medalhas, um recorde para as mulheres norte-americanas, incluindo o título por equipes, individual geral em torno de ouro e prata.
"Eu estava esperando por esta chamada há quatro anos", disse Liukin. "Nós todos sabemos que Martha pensou em se aposentar, há quatro anos atrás, e eu estava super-animado então. Eu sou apenas, como hoje, animado e feliz para aceitar esta posição. Estou certo de que vão ser pequenos ajustes aqui e ali, mas, geralmente, não vejo a necessidade de mudar alguma coisa (no programa atual). "
O coordenador de desenvolvimento de elite desde 2013, Liukin tem desempenhado um papel fundamental na identificação e promoção dos atletas que irão potencialmente compor uma equipe olímpica  de mulheres dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024. Ele também é conhecido por seu trabalho como o treinador pessoal de sua filha, Nastia, campeã olímpica em  2008, que ganhou cinco medalhas olímpicas e nove medalhas em campeonatos mundiais em sua carreira.
"Valeri tem se destacado como um treinador pessoal, e ele tem demonstrado sua capacidade de liderar e orientar outros treinadores através de seus esforços como o coordenador de desenvolvimento de elite", disse Steve Penny, presidente do USA Gymnastics. "Ele vai proporcionar uma transição suave do programa que foi criado, e Valeri é reconhecido como um treinador capaz e talentoso."
Como o coordenador da equipe nacional, Liukin será responsável pelo plano estratégico e de formação para todos os membros da equipe nacional, incluindo o campos de treinamento; supervisão de trabalhos de competição internacional para atletas, treinadores e juízes; e coordenação do programa de desenvolvimento e Programa Oportunidade de Talentos dos  EUA Ginástica '(TOPS). 
Co-fundador e proprietário do Olympic Gymnastics Academy Mundial no Texas, Liukin ajudou a desenvolver mais de 30 membros da equipe nacional dos EUA que trouxeram para casa 35 ou em medalhas olímpicas. Essa lista inclui back-to-back Olympic all-around campeões em Carly Paterson em 2004 e sua filha em 2008. Um realizado ginasta em seu próprio direito, Liukin era um membro da equipe nacional da ex-União Soviética de 1985-92, ouro vencendo em equipe e na barra elevada nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, onde também ganhou prata nas barras e AA e paralelas.
Um membro da Ginástica Internacional Hall of Fame, Liukin foi treinador da equipe feminina dos EUA nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2007 e foi um treinador para os Jogos Olímpicos Pequim 2008. A International Coach Ginástica do Ano de 2009, ele foi nomeado para a Ginástica Hall of Fame EUA no início deste ano.  
Coordenadores da Seleção Feminina Gym  EUA 
1ºBela Karoly (1988-1999) 
2ºMartha Karoly (2001-2016) 
3ºValeri Liukin (2016- Atualmente) 

FONTE: Teamusa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário